Orquídeas que florescem no inverno

Flores no inverno: por que não? Orquídeas florescem o ano inteiro e podem ser cultivadas em ambientes internos, trazendo cor e um toque de delicadeza ao décor. “A Oncidium obryzatum, por exemplo, produz um efeito visual muito decorativo”, sugere Lúcia Morimoto, presidente da Associação Orquidófila de São Paulo (AOSP). A seguir, ela indica cinco orquídeas que florescem no inverno para ter em casa.

Cymbidium

De origem asiática, esta orquídea produz flores duráveis de várias cores e pode ser cultivada em vasos ou arranjos. “É um híbrido muito robusto e comum nas floriculturas durante o inverno”, diz Lúcia. Para que ela floresça é necessário estar em local que faça frio. Não é recomendada para cultivo em regiões litorâneas.

Oncidium

Também conhecida como Chuva de Ouro, é resultado de um cruzamento feito entre espécies do Brasil. Ela floresce do outono até a primavera e pode ser encontrada facilmente nas lojas. Seu cultivo em vaso não dura muitos anos, portanto, recomenda-se trocar de substrato anualmente ou amarrá-las em troncos ou galhos de árvores.

Cattleya loddigesii

Esta espécie brasileira nativa de Mata Atlântica, principalmente do estado de São Paulo, produz flores de cor rosa ou branca normalmente entre julho e setembro, mas pode florescer mais de uma vez ao ano.

Oncidium obryzatum

Natural da América Central, sua coloração amarela com flores pequenas, mas em grande quantidade produz um efeito visual muito decorativo, por isso é uma das orquídeas mais indicadas para ter em casa. Os cuidados são os mesmos da Chuva de Ouro.

Oncidium Sharry Baby

Conhecida como Chocolate, é um cruzamento de coloração lilás com flores com aroma de – adivinhe – chocolate! Além de bela e perfumada, trata-se de uma planta robusta, durável e de fácil cultivo. Também pode ser instalada em galhos ou troncos de árvores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Iniciar Conversa
Precisa de ajuda?
Olá,
como podemos ajudar?