Cuidando bem das Orquídeas

Paixão nacional, as orquídeas podem ser ainda mais bonitas e saudáveis se cultivadas corretamente. “Cada tipo de orquídea tem uma necessidade. Por isso, saber os nomes científicos e pesquisar sobre suas peculiaridades é muito importante”, indica o biólogo Sérgio Oyama, do blog Orquídeas no Apê. Esse é o primeiro passo para fazer as flores durarem mais. Isso porque, segundo o especialista, a planta vai emitindo novos brotos que vão se propagando à medida que os mais velhos morrem.

E isso acontece em épocas diferentes em espécies distintas. Ou seja, não é possível mantê-las floridas durante o ano inteiro. “De modo geral, as orquídeas florescem uma vez ao ano, em sua estação típica [da espécie]”, Sérgio explica. A dica é sempre lembrar que o período de floração consome bastante da planta e pode chegar até a enfraquecê-la. “Portanto, o ideal é alternar floração com crescimento, de acordo com o ritmo natural da flor”.

E um bom aliado nessa e em várias outras fases de desenvolvimento delas é o fertilizante. “Quando as plantas são jovens, podemos usar fórmulas mais ricas em nitrogênio, que estimulam o crescimento. Fórmulas equilibradas são melhores para a manutenção das [plantas] adultas. E, por fim, existem fórmulas mais ricas em fósforo, que estimulam o período de floração das orquídeas”, Sérgio esclarece. A adubação também pode ajudar, já que é uma opção complementar ao cultivo. Com tantas opções no mercado, como adubos orgânicos, granulados, em pó, líquidos e até com liberação controlada, neste caso o legal seria optar por produtos próprios para as orquídeas.

Fonte: Casa Vogue

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Iniciar Conversa
Precisa de ajuda?
Olá,
como podemos ajudar?